top of page
Âncora 1
livro tecendo capa orig.jpeg
Âncora 2

"Tecendo a Sanidade: o caso Arthur Bispo do Rosário" (2016)– Nas páginas sobre Bispo do Rosário, Eliane apresenta a pesquisa que realizou sobre este artista plástico brasileiro, em estudo complexo sobre a convergência entre a condição psiquiátrica e a expressão artística de Bispo. Ao visitar a exposição Poesia a Fio (2012) ela não teve dúvida sobre qual seria o tema de sua pesquisa. “Ao entrar na sala, vi ao longe, as obras, e senti algo diferente dentro do meu corpo e dos meus pensamentos. Parecia ter sido atravessada por algo muito significativo, momento de profunda conexão com a mensagem do artista em suas obras. Naquele momento, percebi que este era o caso propício para o meu trabalho”, conta a autora. Para elaborar o estudo, a psicóloga fez uma análise a partir do método fenomenológico-existencial para apresentar aos leitores de que maneira o artista plástico viveu, entre idas e vindas, até os 80 anos, dentro de uma cela manicomial do século XX, utilizando a arte em prol de sua saúde. A escritora também fez desenhos, a partir da percepção da obra do artista, que estão publicados na segunda parte do livro. Além destes elementos, há duas narrativas autobiográficas que a autora conta, com sensibilidade e criatividade, a sua jornada de aproximação com as obras, os desafios e os estímulos durante o processo. “A experiência profissional de Eliane Tonello, como psicóloga, acrescenta ao livro a interface entre arte e saúde, propiciando que tenhamos acesso à produção do artista e ao entendimento dos caminhos que ele trilhou”, analisa Betina Mariante Cardoso, fundadora e editora da Luminara Editorial. Tecendo a Sanidade conta, também, com o posfácio de Paulo Amaral, diretor do MARGS, sobre o artista Arthur Bispo do Rosário.

"Prêmio Carolina Maria de Jesus" - Melhor Ensaio 2017.

capa Encontro nas Estações- livro 2.png
Âncora 3

"Encontro nas Estações" (2018) – Um livro herda do autor as carências de vida, e se faz sozinho dentro de cada ser. A imaginação expressa, consciente ou inconsciente, a comunhão das forças individuais e coletivas. As estações têm vozes transitórias, apagam-se diante das sucessões. Aqui, as abstrações saltam de fora da pele em um redemoinho de improvisos e associações vibrantes. A fusão de estilos ordena algo do caos que busca existência e surge de recursos secretos. Não temos respostas, apenas especulações, densidade, espaço e sementes, afirma Paulo Monteiro Ferraz, psicólogo, escritor e professor de oficina literária,  que prefacia a obra. E complementa o escritor Luiz Poeta carioca “Costumo dizer que não sigo rastros.... colho sementes. Repentinamente um “guarda-chuva” se abre ante meus olhos embevecidos...Pignatari me vem à mente, mas quem me cumprimenta e protege o meu embevecimento é o diagrâmico desenho concretista de Eliane Tonello! Laminskyo-me, drummondeio, quintaneio! Elianetonelleio...e leio! Criei o intransitivo Elianetonellar! 

Poesias 

A Espiral de Gerações (1) livro .jpg
Âncora 4

A Espiral de Gerações (2019) - Johann, o nômade dos ventres, agora tem um corpo de palavras. A mescla de histórias reais e ficcionais inicia na Itália e termina no interior do Rio Grande do Sul é apresentada pela autora de forma bastante sensível, justamente com seus desenhos à carvão vegetal. Do início ao fim as emoções são provocadas e permanecem à flor da pele ao retratar memórias e segredos que percorrem gerações. Maria Helena Martins afirma, “Não diria que em cada frase há uma surpresa. Mas poucas estão livres de dar uma sacudida no leitor, que volta atrás, buscando na releitura um fio que não se perdeu, mas um sentido a mais para o que acaba de ler”. 

Prêmios : "Clarice Lispector - Melhor Romance 2020" e "Milton Pantaleão de Literatura Independente 2020 - Livro Solo".

Capa Layla e a Uva- livro 4.jpg
Âncora 5

Layla e a Uva (2020) - Layla é uma menina que mora na cidade e escolhe passar as férias no campo para realizar um sonho. Obra infantojuvenil quadrilíngue - quatro idiomas em um só livro (Português, Italiano, Espanhol e Inglês) que levará o leitor e seus familiares a mergulhar em diferentes mundos imaginários e criativos. Lançado durante a pandemia em 2020.

Obra quadrilingue infantojuvenil.

bottom of page